Servidora da Sefaz será agraciada com Medalha Sílvio Vianna de excelência no funcionalismo público

20221102_notDedicação, esforço e reconhecimento. Alexandra da Silva Vieira, superintendente de Planejamento Fiscal e Auditora Fiscal da Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) receberá, no dia 10 de novembro, a maior honraria concedida ao funcionalismo público do Estado. Trata-se da Medalha do Mérito Silvio Carlos Luna Vianna que visa homenagear aqueles que tiveram uma longa trajetória no serviço público.

Promovida pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a honraria será entregue às 19h, durante solenidade no Espaço Armazém, localizado no bairro de Jaraguá. Para aqueles que desejam acompanhar a premiação, é necessário acessar o Instagram da Seplag (@seplagalagoas).

Destinada aos servidores públicos ativos do quadro permanente de cargos do serviço civil do Poder Executivo do Estado de Alagoas, a honraria reconhece o empenho dos servidores que se destacaram, entre outras coisas, pelo zelo, dedicação, espírito inovador e presteza nas suas áreas de atuação, ao compromisso com o interesse público e às atitudes e procedimentos meritórios na vida pública e pessoal.

Mais informações podem ser encontradas no Diário Oficial do Estado (DOE-AL), decreto n° 85.404, de 28 de outubro de 2022.

Biografia

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1997, a servidora começou a estudar para o concurso da Sefaz-AL entre os anos de 2000/2001. Foi então que, em 2002, tomou posse no concurso público da Fazenda.

Nos primeiros anos de trabalho, iniciou a Pós- graduação em Auditoria Contábil Fiscal pela Faculdade de Maceió (FAMA), assim como em Direito e Processo Tributário pela ESAMC, e em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Maurício de Nassau. Em 2008, concluiu o mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A generosidade e preocupação em passar conhecimento para a sociedade é outro traço que a diferencia. Alexandra é professora concursada da Ufal e ministra disciplinas da área contábil no curso de Ciências Contábeis. Em 2009 começou a lecionar no curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Tiradentes (Unit-AL).

Com excelência na prestação do serviço público de qualidade, no decorrer de sua jornada, Alexandra contribuiu com o Projeto Malha Fiscal, palestras e treinamentos com contadores e contribuintes, ações da Operação Cartão de Visita do Contribuinte Arretado, capacitação dos servidores, além da estruturação de informações fiscais e da metodologia Tax Administration Diagnostic Assessment Tool (Tadat).

Pelos anos consecutivos, ela também passou por diversas responsabilidades, como: em 2011 assumiu o cargo de Gerente de Estruturação da Ação Fiscal; em 2021 participou do Grupo de Trabalho Pós – Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED) vinculado ao Confaz; em 2013 fez parte da primeira turma de treinamento do Auditor Eletrônico de Minas Gerais; em 2015 assumiu a Diretoria de Planejamento da Ação Fiscal; em 2016 participou da primeira Turma de Treinamento do Contágil Lite.

Já em 2017 esteve presente no 60º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat) e do GT Simplificação de Obrigações Acessórias do Encat; Em seguida foi designada para presidir a comissão especial, no âmbito da Sefaz, para receber e acompanhar a avaliação Tadat e, no ano de 2019 foi convidada para ser avaliadora da Tadat na Sefaz do estado do Maranhão; em 2018 assumiu o cargo de Superintendência de Planejamento Fiscal; em 2019 passou pela avaliação da Metodologia para Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS).

Em 2020 lecionou no curso de ambientação para os novos servidores da Sefaz; em 2021 ministrou o curso Tadat; por fim, em 2022, lecionou o curso de ambientação para os novos servidores do órgão.

“Em primeiro lugar, agradeço a Deus, me sinto honrada e muito feliz por ser uma das servidoras agraciadas. Essa medalha marca a minha trajetória durante esses 20 anos que estou na Sefaz-Al. É uma emoção e, ao mesmo tempo, satisfação imensa por ter esse reconhecimento e a valorização profissional. Dedico essa honraria a Deus, à minha família e compartilho com todos os meus colegas fazendários que tanto se dedicam pelo engrandecimento do estado de Alagoas”, destaca a superintendente.

O prêmio

Na oportunidade, essa entrega que é uma das mais esperadas pelo funcionalismo alagoano, homenageia anualmente dez colaboradores que tenham desempenhado um trabalho de destaque durante suas trajetórias enquanto servidores.

Além da servidora da Sefaz-AL, também serão condecorados nove servidores públicos com a Medalha Silvio Vianna 2022, entre eles: Roberson Leite Silva Júnior da Seplag; Sara Jane Cerqueira Bezerra da Uneal; Antônio Carlos Lins Vasco da Polícia Civil; Georginei Souza Neri da Fapeal; Camille Lemos Cavalcante Wanderley da Sesau; Andréa Maria Pinheiro Tenório Magalhães da Uncisal; Edira Pólido do Carmo Soares do Detran; Genivaldo Damasceno Santos Júnior da Seduc; além da Valdenira Chagas dos Santos da Semarh;

Decorrente do Decreto Governamental nº 3.986 de 11 de março de 2008, a medalha reforça a importância do instrumento de reconhecimento público pelo trabalho empenhado e valorização dos servidores do estado. Entre as principais características que regem a vida dos servidores condecorados estão a superação, inovação no ambiente de trabalho, empatia, diligência, engajamento e paixão por servir.

Fonte: Ascom Sefaz-AL