Empresário pode abrir negócio de forma totalmente online

Por meio do Portal Facilita Alagoas, a documentação para registro do negócio é protocolada na Junta Comercial
Ascom / Juceal
Portal Facilita Alagoas (Foto: Divulgação)
Portal Facilita Alagoas (Foto: Divulgação)

Em busca de melhorar o desempenho dos serviços ofertados aos alagoanos e aos empresários de fora do estado, desde novembro de 2015, está à disposição do empreendedor o sistema que permite o registro empresarial de forma totalmente virtual. A opção eletrônica está disponível, por enquanto, apenas aos Empresários Individuais que desejam abrir sua empresa ou realizar qualquer ato em seu negócio, sendo disponibilizada por meio do Portal Facilita Alagoas.

Com o serviço sendo ofertado de forma online, o cliente não necessita se deslocar à Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) para protocolar seus documentos, realizando o envio da documentação para o registro através do Facilita Alagoas.

Por meio do portal, o cliente inicia o processo, através da consulta de viabilidade de nome e endereço, e realiza todo o preenchimento das informações referentes à sua empresa, feito pelo Requerimento de Empresário (RE), que é assinado por meio de certificado digital.

Das empresas que têm o registro feito da Juceal, somente neste ano, foram constituídos 1.632 negócios que têm como natureza jurídica Empresário Individual. Sendo assim, qualquer uma dessas empresas podem também ter acesso ao serviço de alteração e baixa de seus registros empresariais totalmente online.

Para o empresário Fabiano Nunes, que fez uma alteração em seu empreendimento pelo serviço disponibilizado online, a experiência foi ágil e trouxe comodidade. Nunes possui uma empresa de assistência contábil e explicou como foi favorecido pela ferramenta: “escolhi o serviço pela facilidade.

“Para evitar o deslocamento e a perda de tempo com as questões burocráticas. Antes de ser online, a gente perdia praticamente o dia todo tendo que se deslocar até a Junta ou até a Receita Federal. Com essa ferramenta conseguimos aproveitar o tempo e não atrapalhar o rendimento de nossas atividades. Eu gostei do serviço, foi rápido” ressaltou.

O serviço de entrada online de processos foi possível após a total automatização do sistema interno utilizado pela Juceal. Após a protocolização dos documentos, o processo caminha online, sendo analisado, deferido, chancelado e disponibilizado ao empresário de forma digital.

Segundo Carlos Araujo, presidente da Juceal, o mercado precisa quebrar os paradigmas e olhar para o desenvolvimento a fim de cessar a linha da tradição com papéis e a necessidade da presença física dos clientes na sede da Juceal.

“Apesar do serviço estar disponível desde o segundo semestre de 2015, consideramos os números pequenos de adesão ao sistema online. Aconselhamos os profissionais, contadores e empreendedores a adquirirem o certificado digital. Ele já se faz necessários para outros órgãos como a Receita Federal e facilita a utilização do procedimento online oferecido pela Junta”, orientou.

Ainda sobre a disponibilização do RE eletrônico, Carlos defende a comodidade oferecida pela Junta Comercial ao disponibilizar o serviço online em que o próprio empresário ou seu contador consegue realizar o procedimento em qualquer lugar com conexão à internet.

“Imagine os empresários de Delmiro Gouveia, a cidade é longe da capital, eles só precisam se conectar a internet e acessar o portal Facilita Alagoas para resolver qualquer situação que a empresa necessite protocolar na Junta. Não existe a necessidade dele se deslocar pessoalmente, viajando muitos quilômetros, se ele pode resolver isso na própria casa dele”, informou.

Além da opção de protocolização pelo Portal Facilita Alagoas, a Juceal oferece 17 unidades em todo estado para entrada de documentos pela via física. Para dar continuidade à automatização da entrada de processos, está programada a inclusão das outras naturezas jurídicas ainda neste ano.